Super Safra 2022/2023
A estimativa da produção brasileira de grãos na safra 2022/23 prevê uma produção de 312,2 milhões de toneladas. O volume supera em 15% ou 40,8 milhões de toneladas a colheita da safra 2021/22, que foi finalizada com 270,9 milhões de toneladas de grãos. Os dados são do terceiro levantamento da safra de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A Conab faz o acompanhamento constante da safra de grãos, monitorando as condições de desenvolvimento das principais culturas do país, abrangendo os seguintes produtos: algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale. Comparados as colheitas de 2022, são esperados aumentos nas produções de soja, na 1ª safra do milho, na 2ª safra do milho, no algodão herbáceo em caroço no sorgo e na 1ª safra do feijão.
Com relação à soja, o Brasil deve colher a maior safra da história: estimada em mais de 150 milhões de toneladas. Na temporada 2023, a oferta total de soja deverá aumentar 16%, passando para 157,198 milhões de toneladas. Já as exportações de soja do Brasil deverão totalizar 93 milhões de toneladas, neste ano, acima dos 78,9 milhões indicados para 2022. A previsão faz parte do quadro de oferta e demanda brasileiro, divulgado por SAFRAS & Mercado, e indica um aumento de 18% entre uma temporada e outra.
A importância da pesagem de sementes para a produtividade
A agricultura brasileira é mundialmente conhecida como uma grande produtora de grãos de soja e milho. Diante deste cenário em que o produtor busca realizar tudo a seu alcance na busca por maiores produtividades. A etapa de estabelecimento dessas culturas é crucial para o sucesso do próximo ciclo de verão.
Além de se preparar para semear seus talhões com excelência, o produtor também pode aproveitar esse momento para fazer diferentes testes, a fim de obter dados sobre seus manejos e otimizar os resultados das cultivares.
A produtividade agrícola calculada se refere ao aumento da quantidade de produto que gera eficiência de produção. Desta forma, quando falamos em produtividade, nos referimos a quanto uma determinada área produz com uma quantidade conhecida de insumos. E parte desta medida de desempenho está em produtividade por talhão. É comum plantar um material já conhecido na maioria do talhão e experimentar um novo híbrido ou variedade em parte da área.
Por isso a importância da balança para pesagem dos ensaios à campo, conseguindo assim, indicar uma cultivar de determinada semente, que será mais estável na região, especialmente no tipo de terra e na condição climática, observando qual grão se adapta com melhor resultado em produtividade. Nesse sentido, a Celmi Tecnologia em Pesagem é a parceira ideal dos agrônomos e empresas de sementes, na hora de realizar ensaios à campo (lado a lado). Utilizada para ensaios agrícolas para controle de rendimento, a Balança de Sapata CM-1002, realiza os ensaios no campo de maneira ágil, medindo a produtividade dos talhões com precisão, segurança e com um resultado seguro, já que é a única balança de sapata portátil aprovada pelo INMETRO e Certificado de calibração com peso padrão rastreado pelo INMETRO/RBC.
Um equipamento indispensável para o acompanhamento da produtividade da agricultura de precisão.
Fontes:
- Governo Federal - Publicado em 08/12/2022
- Agência Brasil - Publicado em 12/01/2023
- Notícias Agrícolas - Publicado em 20/01/2023